segunda-feira, 21 de outubro de 2013

O PT rifou nossa maior reserva de petróleo

Privatizando

"Privatizaram sua vida, seu trabalho, sua hora de amar e seu direito de pensar.
É da empresa privada o seu passo em frente, seu pão e seu salário.
E agora não contente querem privatizar o conhecimento, a sabedoria, o pensamento, que só à humanidade pertence."
Bertold Brecht





Hoje, com a efetivação do leilão de Libra, nada mais nada menos do que a maior reserva de petróleo do país, o governo petista mostra mais uma vez a sua cara. Sinto muitíssimo por aqueles que um dia acreditaram n'um Governo do PT, mas cotidianamente eles reafirmam pra que vieram: vieram para garantir o lucro da burguesia e rifar - a preço de banana - a riqueza dos nosso país! 
Como estratégia de disseminação da política de privatização, o Governo petista utilizou, e ainda utiliza, diversas táticas de difusão da sua ideologias mentirosas, que vão desde a oferta de políticas públicas sucateadas,  até a repressão.
Cabe lembrar que para o leilão de Libra, a Presidente Dilma solicitou o Exercito Nacional para conter possíveis mobilizações contra a DOAÇÃO do nosso petróleo aos agentes internacionais.
Para resgatar alguns fatos sobre o histórico vergonhoso da relação do PT com a privatização daquilo que construímos através de muita luta política, retiro alguns trechos da minha dissertação de mestrado, pois acho que eles sintetizam algumas das façanhas realizadas pelo PT : 

"[...]em 2003, Lula da Silva, candidato petista de grande expressão popular durante o crescente movimento sindical da década de 1980, chega à Presidência da República.
Lula, ao carregar consigo uma trajetória de luta operária e sindical, ofereceria ao conjunto dos trabalhadores um governo voltado ao benefício dos próprios trabalhadores, o que não ocorreu.
Confrontando-se com essa ideia, já em 2003, a Reforma da Previdência – mesmo com forte oposição e luta de diversos setores sindicais não vinculados ao governo – foi implementada. Ela significou o sucateamento da previdência pública para privilegiar as de iniciativas privadas, impondo ao conjunto dos trabalhadores a redução da aposentadoria e o aumento do tempo de contribuição e da idade para se requisitar o benefício. O governo petista optou por aprofundar a política macroeconômica de FHC, negando algumas bandeiras de luta dos trabalhadores.
A análise acerca do governo Lula deixa em evidência vários ataques ao conjunto da classe trabalhadora desde que Lula da Silva chegou à Presidência da República.
Vivenciamos a continuidade do sucateamento da saúde com os diferentes projetos de privatização das redes do Sistema Único de Saúde (SUS); vivenciamos a Reforma da Previdência, o REUNI, que expressa o sucateamento das universidades públicas, e, ainda, a renovação do acordo com o FMI. Todas essas iniciativas revelaram – e revelam – a continuidade da implementação das contrarreformas no Estado brasileiro.
'Aparentando, para a sociedade, uma versão reciclada do “pai dos pobres” (e “mãe dos ricos”), Lula da Silva vai avançando na obra incompleta de seu antecessor, quase sempre com o incômodo e a complacência inerte de uma oposição parlamentar burguesa que tem diante de si a esquizofrênica tarefa de combater seu próprio programa e algumas das “obras” de seu maior mentor, FHC. (LEITE, 2010, p. 93)'
[...]
O atual governo Dilma segue a política de favorecimento do capital em detrimento dos direitos dos trabalhadores, e a postura dos setores cutistas não se diferencia daquela impressa durante a política de Lula." (CARDOSO,2012, p. 113-116)

Pois bem, Dilma se mostra omissa em relação a diversas pautas erguidas pelos seguimentos organizados da esquerda do nosso país. Até o momento não se pronunciou em relação a repressão dos movimentos sociais Brasil a fora - na verdade, em suas poucas declarações é possível entender que ela concorda com a violência estatal -, não atendeu aos nosso apelos contrários a privatização do Maracanã, não externalizou coisa alguma sobre a internação compulsória proposta por aquilo que chamo de "violenta limpeza social e urbana" e, por fim, não mede esforços para jogar avanço aquilo que nosso país produz de riquezas.
Mesmo com 70% dos petroleiros em greve a Presidenta quer leiloar nosso petróleo! São cerca de 12 bilhões de barris que poderão ser produzidos.  
É necessário que avancemos nas análises dos governos, para que avancemos também nas alternativas concretas de transformação da realidade social, ainda que sejam elas de curto prazo - como uma alternativa de representação criada no bojo da esquerda UNIFICADA do nosso país. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário